Muito infeliz é o criador da palavra 'BALAÚSTRE'.
Vejam só como é trabalhosa?!
Para começar, dizemos 'BA'. Em 'LA' - vemos nossa língua dar um salto ao ceu da boca e voltar ao 'chão'. Imediatamente, partindo para o 'US' acentuado, projetamos nossos lábios à frente. Por fim, 'TRE' acaba a palavra com um movimento brusco de língua vibrante entre os dentes. Tudo isso para nomear um corrimão, apoio, barra, aste ou tantos outros signos de igual valor, menos longos e mais fáceis de pronunciarmos.
- Tome cuidade, senhora! Use o balaústre. - diz o enfermeiro da casa de repouso.
CUIDADO: tinta fresca - dizia a placa sobre o balaústre da sorveteria.
Tu usa esta palavra?
Lembro que diversas vezes fui ao dicionário procurar seu significado em tempos de escola e/ou pré vestibular, hoje sei apesar de não usá-la.
Balaústre ou balaústra é algo tão novo quanto o 'vossa merce' da princesa Isabel.
Bem, creio que por inúmeras vezes ela apoiou-se no BA-LA-ÚS-TRE de seu palácio para descer ou subir sem danificar seu longo vestido ou até mesmo a sua vida na escada. Depois da lei Aurea seus, agora 'ex-escravos', faziam questão levá-la nas costas até o segundo patamar. Desde então, 'já era!'. O infeliz balaústre teve sua morte decretada em 1888, mas vive até hoje nos livros antigos e na língua de quem os lê.
O que resta ao Balaústre é a sonoridade.
- Ela é tão sonora quanto A-BÓ-BO-RA! 'Ora pois!' ^^
=) cOgU!
4 comentários:
no inglês balustrade, ou stair rail, mas ai fica mais pra corrimão.
no espanhol Barandilla.
no alemão Geländer?
Cogu-saudações girafônicas amada Cogu! Realmente essa palavra é curiosa, ela me lembra da famosa família "Balaústre", de nobres decadentes da Profunda Chechênia Interior, "Chechênia", outra palavra curiosa, então, essa família cujo principal pilar era o Sr. Jônico Pilastra Abaulada Von Balaústre, um verdadeiro "balaústre do conservadorismo chechênico" que sempre segurava, porque senão, caia, huheueueueheuheuheuheuhe, afinal, os balaústres servem exatamente para isso, ele sempre fazia questão de se abaulustrar abalaustricamente em largos discursos pró-swing suíno... Seja lá o que isso venha a significar, hoiheueuheuhe,depois soube-se que que ele mudou-se para a Patagônia de Baixo e abriu uma loja de criação de Hamsters biônicos assassinos para a CIA, mas isso é outra história, hoiheeueuheuhe! Adorada Scheila Cogumela, saudades tuas, duas mil e duas!!! Estou te dando aquele abraço apertaaado e muitas beijocas novas no teu narizinho de girafa sapeca! E beijos para Miss Lucy e Geléia ora pois! ^^
Ass. Condéco que te adora!
Voei, Flap!Flap!flap!
HAHAHAHAHAH sensacional!
Que blog mais feliz...
:S
Postar um comentário